Murdoch e filho prestam depoimentos sobre escutas

Murdoch e filho prestam depoimentos sobre escutas

Dono da rede News Corp disse que nunca se sentiu tão humilhado

AFP

publicidade

Rupert Murdoch e o filho James compareceram, nesta terça-feira, na comissão parlamentar britânica que os convocou para depor no caso do escândalo dos grampos. "Nunca me senti tão humilhado em minha vida", declarou o dono da rede News Corp, no início da audiência transmitida ao vivo pela televisão.

James Murdoch pediu desculpas às vítimas das escutas ilegais praticadas pelo grupo. A sala onde foi realizada a audiência, que conta com 50 lugares, estava lotada. No local reservado ao público, ficou a mulher de Rupert Murdoch, Wendi. O magnata está à frente, há 80 anos, de um dos mais importantes impérios de imprensa do mundo.

Dez deputados, membros da "Comissão de Cultura, Mídia e Esporte", convocaram o magnata e o filho, número três do grupo familiar News Corp., para pedir explicações sobre os grampos praticados, em grande escala, nos anos 2000 por um de seus tabloides, o News of the World, que foi fechado após o escândalo. Cerca de 4 mil personalidades podem ter sido vítimas dessas práticas, segundo a polícia.

Nessa segunda-feira, o repórter Sean Hoare, que denunciou o esquema de grampos ilegais foi encontrado morto em Londres. Ele foi o primeiro jornalista do News of the World – envolvido em um escândalo de escutas ilegais – a dizer que o diretor da publicação, Andy Coulson, sabia da prática.

O jornalista foi demitido do News of the World por problemas com bebidas e drogas. "A morte está sendo tratada como inexplicável. Investigações da polícia sobre o incidente estão em andamento", disse a polícia, em comunicado. O corpo da vítima deve ser necropsiado nesta terça-feira.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895