"Não sou mais pontífice, e sim um peregrino", diz Papa

"Não sou mais pontífice, e sim um peregrino", diz Papa

Bento XVI fez o último pronunciamento aos fiéis na sacada do Castel Gandolfo

AFP

Ao chegar a Castel Gandolfo, Bento XVI saudou centenas de fiéis

publicidade

Bento XVI chegou nesta quinta-feira a Castel Gandolfo, onde fez seu último pronunciamento como Papa após deixar o Vaticano. "Não sou mais pontífice, e sim um peregrino", afirmou ele, para depois abençoar centenas de fiéis que o aguadavam. Bento XVI deixou o Vaticano a bordo de um helicóptero branco, de propriedade do estado italiano, que decolou às 16h07min (13h07min no horário de Brasília) com direção à residência de veraneio papal localizada a cerca de 30 quilômetros de Roma, enquanto tocavam os sinos de todas as basílicas.

Castel Gandolfo será refúgio de Bento XVI
Bento XVI oferece "incondicional obediência" ao futuro Papa
Leia mais notícias sobre o Papa

Antes de partir, o agora Papa Emérito, se apoiando em sua bengala, saudou brevemente seus colaboradores que se reuniram para se despedir dele. Em sua última mensagem no Twitter, agradeceu pelo amor e apoio de seus fiéis. "Obrigado pelo vosso amor e o vosso apoio! Possais viver sempre na alegria que se experimenta quando se põe Cristo no centro da vida", escreveu no seu perfil no Twitter (@Pontifex em inglês ou @Pontifex_pt em português), minutos antes de deixar o Vaticano.

Bento XVI foi um dos cardeais mais velhos eleito Papa e assumiu o pontificado em 19 de abril de 2005, sucedendo a João Paulo II, que esteve no comando da Igreja Católica Apostólica Romana por 31 anos. No dia 11 de fevereiro, o Papa surpreendeu o mundo com a notícia da renúncia. O cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido por cardeais em um conclave. Para poder participar da escolha do Papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895