Nível de alerta no Reino Unido é rebaixado após ataque de Manchester

Nível de alerta no Reino Unido é rebaixado após ataque de Manchester

Operação policial foi deflagrada hoje no bairro de Moss Side

AFP

Nível de alerta no Reino Unido é rebaixado após ataque de Manchester

publicidade

O nível de alerta terrorista no Reino Unido foi rebaixado neste sábado de "crítico" para "grave" pela primeira-ministra Theresa May, após os progressos na investigação sobre o ataque de Manchester, com duas prisões no início desta manhã.

Ressaltando o "grande número de operações policiais" que ocorreram desde o dia anterior e considerando a presença de "11 suspeitos sob custódia", Theresa May indicou em Downing Street que a inteligência britânica rebaixou o "nível de ameaça terrorista de crítico para grave".

Isto significa que um atentado é "altamente provável", mas não "iminente". O alerta atingiu seu nível máximo na terça-feira após o atentado de Manchester, que matou 22 pessoas e feriu 116 na segunda-feira à noite depois de um show da cantora pop americana Ariana Grande.

O ataque foi reivindicado pelo grupo Estado Islâmico (EI), que cometeu uma série de atentados na Europa nos últimos tempos, enquanto tem sofrido importantes derrotas em seus territórios na Síria e no Iraque. Theresa May pediu, no entanto, aos britânicos que "permaneçam vigilantes" num fim de semana prolongado. Ela afirmou que o exército continuará sob alerta nos próximos três dias em razão dos muitos eventos esportivos importantes.

Uma operação policial estava em andamento na tarde deste sábado em Manchester, no bairro de Moss Side, onde um homem foi detido no dia anterior. Um enorme cordão de isolamento foi estabelecido, enquanto um helicóptero sobrevoava a área.

No início da manhã, a polícia de Manchester prendeu dois homens de 20 e 22 anos, após realizar uma "explosão controlada" durante uma operação no distrito de Cheetham Hill, ao norte de Manchester, segundo um comunicado.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895