Nasa lança satélite Icon para estudar fronteira com espaço
capa

Nasa lança satélite Icon para estudar fronteira com espaço

Dispositivo foi lançado por avião com após dois anos de atraso

Por
Agência Brasil

Previsão é de que sejam realizadas outras missões nos próximos anos

publicidade

* Informações da agência pública de Portugal

A agência espacial norte-americana (Nasa) lançou um satélite na noite dessa quinta-feira para explorar a misteriosa região dinâmica onde o ar encontra o espaço, a ionosfera. O satélite, chamado de Icon - Ionospheric Connection Explorer - foi lançado, após um atraso de dois anos, por um avião que sobrevoava o Atlântico na costa da Flórida.

O Icon vai estudar o brilho aéreo formado a partir de gases na ionosfera e também medirá o ambiente carregado em torno do satélite, a 580 quilômetros de altura. Há muita atividade que necessita ser estudada na ionosfera, uma das camadas da atmosfera terrestre, "a fronteira com o espaço", disse o diretor da Divisão de Heliofísica da Nasaa, Nicola Fox.

O Icon "é um laboratório de física notável", afirmou o cientista Thomas Immel, da Universidade da Califórnia em Berkeley, que supervisiona a missão. Um satélite da Nasa lançado no ano passado, o Gold, também estuda a atmosfera superior, mas a partir de um patamar mais elevado. Estão previstas mais missões nos próximos anos para estudar a ionosfera, inclusive pela Estação Espacial Internacional.