Nigéria recupera cidade de Baga do controle de terroristas

Nigéria recupera cidade de Baga do controle de terroristas

Exército anunciou vitória após "batalha feroz" contra o Boko Haram

Agência Brasil

publicidade

O Exército da Nigéria anunciou, neste sábado, que recuperou o controle da cidade de Baga, no Nordeste do país, tomada pelo grupo terrorista Boko Haram em janeiro. O ataque foi considerado o mais sangrento dos últimos seis anos, com estimativa de mortos acima das 2 mil pessoas.

“As tropas recuperaram Baga neste sábado à tarde, depois de uma batalha feroz com os terroristas. Baixas pesadas. Operações de limpeza em curso”, informou o governo. Conforme nota oficial, um ataque aéreo coordenado com invasão por terra superou cerca de 1,5 mil minas terrestres em empurrou os terroristas para um fuga pelo lago Chad, onde muitos se afogaram.

Antes do anúncio, o governo nigeriano informou que sete soldados e 14 militantes do Boko Haram morreram em combate no Sudeste do Níger, perto do Lago Chade, após rebeldes do grupo terrorista atacarem a localidade de Karouga. O lugar fica na fronteira entre o Níger, a Nigéria e o Chade.

Neste sábado, o ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, iniciou uma missão oficial ao Chade, a Camarões e ao Níger para confirmar a “solidariedade” do governo francês a suas ex-colônias que lutam contra os extremistas do Boko Haram. A visita tem o objetivo de atrair apoio internacional mais profundo para financiar as operações militares contra o grupo terrorista.

O Boko Haram, que executa ataques na Nigéria desde 2009, já matou mais de 13 mil pessoas, principalmente no Nordeste do país, onde conseguiu ocupar partes do território. Ao todo, 1,5 milhão de nigerianos foram obrigados a deixar suas casas para fugir do massacre terrorista. Recentemente, o grupo passou a atacar também regiões do Chade, do Níger, e de Camarões.

No início do mês, a Nigéria e seus vizinhos – Chade, Níger, Camarões e Benin – fecharam um acordo para mobilizar cerca de 9 mil homens em uma força multinacional de luta contra o Boko Haram. Vários deles já estão atuando nas áreas de conflito.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895