Nova explosão é ouvida em reator nuclear no Japão

Nova explosão é ouvida em reator nuclear no Japão

Governo japonês confirma danos no núcleo da usina de Fukushima causados pelo terremoto

AFP

Nova explosão é ouvida em reator nuclear e Japão confirma danos no núcleo

publicidade

Uma explosão foi ouvida nesta terça-feira no reator 2 da central nuclear de Fukushima 1, danificada pelo terremoto seguido de tsunami de sexta-feira, no nordeste do Japão. A informação foi confirmada pelo governo, que relatou que parte da cápsula de isolamento do núcleo parece estar destruída.

O porta-voz do governo japonês, Yukio Edano, relatou que "os danos aparecem na piscina de condensação", parte inferior da cápsula, que contém água usada para resfriar o reator e controlar a pressão interna. Esse tipo de dano poderia gerar um vazamento de material radioativo, o que as autoridades ainda negam. "Não detectamos qualquer aumento súbito da radiação", afirmou Edano, sem dar mais detalhes.

Caso seja confirmado, este será o primeiro dano direto confirmado no reator. O governo japonês e a Tokyo Electric Power Co. (Tepco) estão montando uma força-tarefa para trocar informações em tempo real sobre o complexo nuclear de Fukushima, no Nordeste do país. O anúncio foi pelo primeiro-ministro do Japão, Naoto Kan.

O Japão pediu oficialmente à Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) que envie uma equipe de especialistas para ajudar na atual crise nuclear, segundo o diretor-geral do órgão, Yukiya Amano. Os Estados Unidos também foram procurados pelo governo japonês em busca de ajuda, de acordo com a Comissão Reguladora Nuclear americana (NRC).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895