Novo coronavírus pode causar perdas de quase 30 bilhões de dólares a companhias aéreas

Novo coronavírus pode causar perdas de quase 30 bilhões de dólares a companhias aéreas

Valor foi estimado pela Associação Internacional do Transporte Aéreo

AFP

Valor foi estimado pela Associação Internacional do Transporte Aéreo

publicidade

A atual epidemia relacionada ao novo coronavírus pode causar perdas de quase 30 bilhões de dólares para as companhias aéreas em todo o mundo e desta forma quase metade seria afetada pelo mercado interno chinês, estimou, nesta quinta-feira, a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA).

No total, as perdas poderiam chegar a 20,3 bilhões de dólares em todo o mundo. A queda líquida no número de passageiros em comparação a 2019 pode ser de 8,2% em 2020 na região Ásia-Pacífico, estima a associação. Pela primeira vez desde a crise financeira de 2008-2009, as reservas aéreas poderiam sofrer um revés em todo o mundo, segundo a IATA. "Nesse cenário, isso resultaria em uma perda de receita de 27,8 bilhões de dólares em 2020 para as operadoras da região", afirmou o comunicado.

Somente na China, as perdas podem chegar a 12,8 bilhões de dólares. O ano de 2020 "será um ano muito difícil para as companhias aéreas", advertiu o diretor geral da Iata, Alexandre de Juniac. "Frear a propagação do vírus é a prioridade absoluta", insistiu a diretriz. Várias companhias aéreas, como British Airways, Delta, Lufthansa, Air France ou Air Canada cancelaram seus voos para a China continental devido à crise sanitária.

A Air France-KLM estima os prejuízos entre janeiro e abril na ordem de 150 a 200 milhões de dólares. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895