Obama anuncia que NSA deixará de coletar dados nos EUA

Obama anuncia que NSA deixará de coletar dados nos EUA

Informações deverão permanecer apenas com operadoras telefônicas

AFP

Informações deverão permanecer apenas com operadoras telefônicas, informou Obama

publicidade

O presidente Barack Obama afirmou nesta quinta-feira que seu governo vai acabar com a coleta e armazenamento de dados de ligações telefônicas nos Estados Unidos por parte da Agência Nacional de Segurança (NSA), e ficarão apenas nas mãos das operadoras. "Depois de ter estudado com atenção as opções disponíveis, decidi que a melhor maneira é que Estado não colete mais, nem armazene esses dados", assinalou o presidente em um comunicado, reiterando um anúncio preliminar realizado no início da semana. "Os dados deverão permanecer nas mãos das operadoras telefônicas", acrescentou.

Barack Obama indicou que deseja acabar com o programa de vigilância telefônica, cuja existência foi revelada por Edward Snowden em junho passado, preservando a capacidade das agências de inteligência de detectar chamadas de suspeitos de terrorismo. De acordo com sua proposta, que requer a adoção de uma nova lei pelo Congresso, as autoridades devem primeiro obter uma ordem de um juiz do tribunal secreto Foreign Intelligence Surveillance Court (Fisc), a fim de pedir às operadoras informações sobre chamadas telefônicas de um número específico (duração, horário, número chamado), mas não o registro das conversas.

Uma exceção é prevista para situações de emergência relacionadas à segurança nacional. "Esta abordagem nos permite obter informações úteis para as nossas necessidades de inteligência, reforçando simultaneamente a confiança das pessoas na forma como a informação é recolhida e armazenada", disse Barack Obama. À espera da aprovação do Congresso de uma reforma, o governo irá pedir ao tribunal para estender o programa atual em 90 dias.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895