Obama chega a Newtown para confortar comunidade

Obama chega a Newtown para confortar comunidade

Polícia confirmou que Adam Lanza atirou contra 20 crianças com um fuzil militar em escola dos EUA

AFP

Obama chega a Newtown para confortar comunidade

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, chegou no final da tarde deste domingo a Newtown (horário local), onde um jovem armado assassinou 20 crianças e seis adultos em escola primária, chocando o país e o mundo. A comitiva presidencial entrou na pequena cidade de Connecticut às 17h15min. Obama se encontra com familiares das vítimas e membros dos serviços de emergência, antes de falar em uma cerimônia religiosa ecumênica.

• Leia mais sobre o massacre no Connecticut


A imensa tristeza que pesa sobre Newtown deu lugar à apreensão neste domingo, quando uma igreja foi evacuada pela polícia depois de receber "ameaças" durante um culto em memória das vítimas do massacre. A igreja católica de Saint Rose of Lima e um prédio adjacente foram evacuados pela polícia, quando centenas de fieis participavam da missa dominical e choravam as vítimas do massacre na escola primária de Sandy Rock.

Homens da SWAT entraram na igreja enquanto os sinos do templo tocavam repetidamente. Pouco depois, o alerta foi suspenso, mas o templo permaneceu fechado. "Não há qualquer perigo para a igreja. Um telefonema preocupou a polícia, o suficiente para deflagrar a evacuação do local e uma verificação", explicou Brian Wallace, porta-voz da diocese. "O prédio foi fechado para devolver a calma" e a missa desta noite está cancelada.

O porta-voz da polícia de Connecticut, Paul Vance, confirmou oficialmente neste domingo que o jovem que cometeu o massacre era Adam Lanza, 20 anos, que se suicidou. Vance também confirmou que Lanza primeiro assassinou sua mãe, em casa, antes de cometer o massacre na escola Sandy Hook, onde executou meninas e meninos de menos de sete anos de idade com um fuzil de assalto Bushmaster .23

O oficial destacou que a principal arma do massacre foi o fuzil Bushmaster, mas Lanza tinha duas pistolas e outro fuzil, encontrado no porta-malas do carro, além de muitos carregadores para cada uma das armas. Segundo Vance, o assassino fez "centenas de disparos" dentro da escola antes de cometer suicídio com uma pistola.

O oficial fez uma advertência sobre informações publicadas nas redes sociais, lembrando que ele é a única fonte confiável sobre a investigação do massacre. "Isto é um problema para nós porque há informações falsas publicadas nas redes sociais", disse Vance durante entrevista coletiva. Vance fez alusão a pessoas que se fizeram passar pelo assassino (Adam Lanza) ou que publicaram informações fazendo-se passar por policiais. 

A polícia tem se negado a revelar  provas que explicariam as razões de Lanza para cometer o massacre. As autoridades tampouco deram detalhes sobre os fatos praticados na sexta-feira, explicando que a investigação está em curso. No entanto, Vance citou a existência de quatro armas ao invés das três mencionadas até agora (duas pistolas e um fuzil de assalto).

Em um dia frio e cinzento, mais de uma centena de pessoas se reuniram a partir das  7h30min na igreja católica Saint Rose of Lima. Mas diferente da noite de sexta-feira, a missa deste domingo foi fechada à imprensa, que não pôde se aproximar do local por decisão dos fiéis. "A situação é extremamente tensa, por isso não queremos jornalistas ou câmeras aqui", disse educadamente à AFP Brian Wallace.

Ao final do primeiro culto, um vizinho de Newtown reiterou este pedido de "respeito" pelas famílias das vítimas, especialmente frente aos "próximos dias difíceis" que se avizinham com os funerais. Um voluntário da Cruz Vermelha, Rosty Slabicky, também assistiu à missa na igreja Saint Rose of Lima, e destacou que as famílias e as pessoas que estiveram presentes no local da tragédia estavam "destroçadas".

A polícia revelou no sábado a identidade das 26 vítimas da escola de Newtown, ao norte de Nova York. Entre elas há 12 meninas e oito meninos. Dezesseis crianças tinham seis anos e quatro tinham sete anos. O mais jovem, Noah Pozner, completara seis anos no dia 20 de novembro. O mais velho, Daniel Barden, havia completado sete anos em 25 de setembro. A maioria das crianças estava no primeiro ano, segundo as autoridades.

Seis mulheres adultas, funcionárias da escola, também morreram no massacre, incluindo a diretora, duas professoras e a psicóloga da escola. O médico legista Wayne Carver afirmou que as crianças e as mulheres assassinadas por Adam Lanza, 20 anos, que matou a mãe antes do massacre e cometeu suicídio após a tragédia, receberam vários disparos.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895