Obama condecora membros do comando que matou Bin Laden

Obama condecora membros do comando que matou Bin Laden

Presidente americano diz que Al-Qaeda foi "decapitada"

AFP

Obama condecora membros do comando que matou Bin Laden

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, condecorou nesta sexta-feira os membros do comando que participou da morte de Osama Bin Laden, informou a Casa Branca. A cerimônia, fechada, foi realizada no Fort Campbell, em Kentucky. Obama concedeu às forças envolvidas a Presidential Unit Citation - a maior honra que pode ser atribuída a uma unidade - "em reconhecimento por seu extraordinário serviço e conquista", além de demonstrar toda sua "admiração pessoal e gratidão" aos soldados.

Obama declarou que os EUA "decapitaram" a Al-Qaeda com a morte de Osama Bin Laden e que acabarão por esmagar o grupo extremista. Ele acompanhou todo o ataque ousado das forças Seal de operações especiais em território paquistanês.

• Leia mais notícias sobre a morte de Bin Laden
• Relembre a cobertura dos atentados de 11/9

Mais cedo, a rede Al-Qaeda confirmou a morte de seu líder e prometeu vingá-lo, em uma declaração postada em fóruns jihadista. A informação é do grupo de monitoração de sites islâmicos SITE Intelligence. Em seguida, a Casa Branca assegurou estar numa condição de "vigilância extrema" depois das ameaças do grupo terrorista. "Estamos muito conscientes da possibilidade de uma ação assim e estamos extremadamente vigilantes a respeito", afirmou o porta-voz Jay Carney.

A Al-Qaeda também anunciou que vai divulgar uma mensagem de áudio gravada por Bin Laden uma semana antes de sua morte. "O xeque (Bin Laden) se negou a deixar este mundo antes de dividir com a nação islâmica o prazer suscitado pelas revoltas (no mundo árabe) ante a injustiça e os injustos", afirma. "Ele registrou uma mensagem de áudio uma semana antes de sua morte, dando felicitações e conselhos, e nós a divulgaremos em breve", conclui o anúncio.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895