Obama debocha de si mesmo e ironiza Trump em jantar para jornalistas na Casa Branca

Obama debocha de si mesmo e ironiza Trump em jantar para jornalistas na Casa Branca

Pré-candidato republicano se recusou a participar do evento

AFP

Obama debocha de si mesmo e ironiza Trump em jantar para jornalistas que cobrem Casa Branca

publicidade

O presidete dos Estados Unidos, Barack Obama fez piadas com o seu governo e de seus adversários em seu último jantar da Associação de Correspondentes da Casa Branca. Na ocasião, também prestou homenagem ao trabalho do ex-correspondente do Washington Post no Irã, Jason Rezaian, libertado em janeiro depois de passar 18 meses em uma prisão do país.

O pré-candidato republicano Donald Trump se recusou a participar do jantar que aconteceu na noite desse sábado e virou o alvo da maioria das piadas de Obama. "Você tem uma sala cheia de jornalistas, celebridades, câmeras, e ele diz que não vai participar? Será que este jantar é tão brega para Donald?", questionou o presidente dos EUA.

"O 'establishment' republicano ainda não acredita que (Trump) seja o indicado. Dizem que falta a ele experiência com política externa, mas ele andou se reunindo com líderes estrangeiros... Miss Suécia... Miss Argentina... Miss Azerbaijão", afirmou o presidente em referência ao concurso Miss Universo organizado por Trump.

O presidente democrata também brincou sobre como envelheceu durante seu mandato de oito anos e sobre o aumento de sua popularidade nas pesquisas dos últimos meses."A última vez que estive tão alto, estava decidindo meu curso na universidade", afirmou, fazendo um trocadilho entre a palavra high (alto e também chapado, em inglês).

Cerca de 3 mil convidados participaram do evento que ocorreu no grande salão do Hotel Hilton para homenagear a Associação de Correspondentes da Casa Branca, com o intuito de aproximar os jornalistas que cobrem o presidente e os funcionários da Administração dos EUA. Entre os convidados presentes, estavam atores como Will Smith, sua esposa Jada Pinkett Smith, Kerry Washington, conhecida pela série de tv "Scandal," Helen Mirren, Bryan Cranston e a cantora Aretha Franklin.

A próxima a assumir o seu lugar 

Em seu discurso, Obama foi mais suave ao falar dos pré-candidatos do Partido Democrata. Entre os presentes, estavam o senador Bernie Sanders, pré-candidato presidencial democrata, e sua rival, Hillary Clinton. Obama parabenizou Sanders por sua atuação e o descreveu como a "nova cara brilhante do Partido Democrata".

Quanto a Hillary, Obama brincou com a dificuldade da pré-candidata em se conectar com os eleitores mais jovens. Em alusão de que Hillary é a próxima presidente a subir naquele palco, Obama afirmou que "no próximo ano outra pessoa estará neste lugar, e é difícil saber quem será ela. "E eu, passarei de comandante em chefe a comandante do sofá", acrescentou, provocando risos de toda a plateia.

Obama terminou seu discurso dizendo "Obama out" (fora), deixando cair, ao mesmo tempo, o microfone no chão, um gesto popularizado pelas estrelas da música que significa que o espetáculo foi tão bom que não há mais nada a dizer.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895