Obama e premiê japonês homenageiam vítimas de Pearl Harbor

Obama e premiê japonês homenageiam vítimas de Pearl Harbor

Shinzo Abe ressaltou que não se deve repetir os horrores da guerra

AFP

Primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, esteve acompanhado do presidente americano Barack Obama durante sua visita no memorial "USS Arizona

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, homenagearam nesta terça-feira, no memorial "USS Arizona", as vítimas do ataque a Pearl Harbor, cometido há 75 anos. Sete meses depois de visitarem juntos o lugar histórico de Hiroshima, ambos depositaram várias coroas de flores no espaço construído sobre os restos do encouraçado destruído pela Força Aérea japonesa em 7 de dezembro de 1941. No muro estão inscritos os nomes dos 1.177 americanos que perderam a vida no USS Arizona.

Após um momento de silêncio, lançaram pétalas de flores em um poço cavado no meio da estrutura, apoiada na água e através da qual os visitantes podem ver os restos oxidados do USS Arizona. Preparado durante meses no maior dos sigilos, o ataque-relâmpago a Pearl Harbor - durou apenas duas horas - deixou mais de 2,4 mil mortos e precipitou a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra Mundial.

Esta é a primeira vez que um primeiro-ministro japonês visita o memorial do USS Arizona, construído no começo dos anos 1960.

Nunca repetir os horrores da guerra 

Durante o ato, o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, ofereceu suas "sinceras condolências" às vítimas do ataque do Japão contra Pearl Harbor.  "Como primeiro-ministro do Japão, ofereço minhas sinceras e eternas condolências aos entes queridos que perderam a vida aqui", disse Abe, ao lado do presidente americano, Barack Obama, acrescentando: "nunca devemos repetir os horrores da guerra". Abe também agradeceu a "tolerância" com o Japão, ao destacar o poder de reconciliação.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895