Obama homenageia 40 mil mortos no campo de concentração de Dachau

Obama homenageia 40 mil mortos no campo de concentração de Dachau

Mais de 200 mil foram levados ao local ao Norte de Munique

AFP

Mais de 200 mil pessoas foram internadas neste campo localizado 20 km ao norte de Munique

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, prestou homenagem nesta quarta-feira à memória das 40 mil pessoas mortas no campo de concentração alemão de Dachau. Ele participou da celebração do 70º aniversário de sua libertação pelos americanos.

Entre 1933 e 1945, mais de 200 mil pessoas foram internadas neste campo localizado 20 quilôemtros ao Norte de Munique. "Neste dia, lembramos as forças americanas que libertaram Dachau há 70 anos, desmantelando o primeiro campo de concentração estabelecido pelo regime nazista", disse Obama em um comunicado. "A partir de sua criação em 1933, em Dachau foram detidos prisioneiros políticos, opositores do Terceiro Reich".

O campo cresceu posteriormente com milhares de outras pessoas levadas para lá de toda a Europa pelos nazistas, entre as quais havia judeus, ciganos, homossexuais, incapacitados", acrescentou o presidente. Saudando o sacrifício dos soldados americanos, Obama citou ao concluir as palavras que o capitão Timothy Brennan escreveu a sua esposa e ao seu filho após a liberação do campo: "É impossível imaginar que tais coisas existam em um mundo civilizado".

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895