Obama irá sugerir 13 instalações para transferir presos de Guantánamo

Obama irá sugerir 13 instalações para transferir presos de Guantánamo

Presidente dos EUA deseja fechar o centro penitenciário desde que assumiu a Casa Branca

AFP

Prisão ainda abriga 91 prisioneiros

publicidade

O presidente Barack Obama apresentará nesta terça-feira um plano de fechamento da prisão de Guantánamo, no qual identifica 13 possíveis instalações em solo americano para onde os detentos poderão ser transferidos. A afirmção é de um alto funcionário do governo dos Estados Unidos.

• Saiba mais sobre a prisão militar de Guantánamo

Obama deseja fechar o centro penitenciário localizado na baía de Guantánamo, Cuba, desde que assumiu a presidência em 2009. A prisão ainda abriga 91 prisioneiros. Em 2003, chegou a receber quase 700 detidos.

Alguns dos prisioneiros restantes ainda podem ser transferidos para outros países nas próximas semanas ou meses. Mas o principal obstáculo é determinar o futuro dos cerca de 40 detidos considerados muito perigosos para serem colocados em liberdade, mas cuja acusação é complicada.

A Casa Branca deseja transferir a prisão para solo americano. Mas no Congresso, onde muitos eleitos republicanos se opõem a esta opção, o plano que deve ser apresentado nesta terça pode não passar de letra morta. No ano passado, o Pentágono enviou uma equipe de especialistas para visitar os locais nos Estados Unidos que poderiam receber esses prisioneiros.

Se o Congresso bloquear a proposta de Obama, o executivo americano poderia tentar agir por meio de decretos. Mas a Casa Branca permanece evasiva sobre a questão e a margem de manobra jurídica do presidente americano é incerta e divide os especialistas.



Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895