Obama promulga tratado nuclear com a Rússia

Obama promulga tratado nuclear com a Rússia

START delimita prazo de sete anos para que os países redizam em 30% seus respectivos arsenais

AFP

Obama promulga tratado nuclear com a Rússia

publicidade

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, promulgou nesta quarta-feira o novo tratado START (sigla em inglês de Tratado para a Redução de Armas Estratégicas) de desarmamento com a Rússia. Obama rubricou os documentos de ratificação do tratado no Salão Oval da Casa Branca, ao lado do vice-presidente Joe Biden, da secretária de Estado Hillary Clinton, do secretário de Defesa Robert Gates, do chefe do Estado Maior Michael Mullen e de vários senadores.

O presidente russo Dimitri Medvedev assinou na sexta-feira passada a ratificação do START. Segundo o tratado assinado em abril de 2010 por Obama e Medvedev em Praga, Moscou e Washington têm sete anos para reduzir em 30% seus respectivos arsenais, que prevê um máximo de 1.550 ogivas nucleares para cada lado - contra 2.200 atualmente.

O START também prevê a retomada das verificações mútuas dos arsenais nucleares, interrompidas no fim de 2009. O acordo entrará em vigor no momento em que ambas as partes trocarem seus respectivos "instrumentos de ratificação".

Fontes diplomáticas russas e funcionários americanos indicaram que uma cerimônia para marcar a vigência do acordo ocorrerá entre 4 e 6 de fevereiro na Conferência de Segurança de Munique, onde estarão presentes os principais funcionários e especialistas de Defesa do mundo. A cerimônia será presidida por Hillary e pelo chanceler russo, Sergei Lavrov.

A ratificação do START por ambos os países é uma mostra da retomada das relações entre EUA e Rússia após as tensões que dominaram durante o governo do antecessor de Obama, George W. Bush.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895