OEA convoca reunião para debater situação do Paraguai

OEA convoca reunião para debater situação do Paraguai

Congresso autorizou o julgamento político do presidente Fernando Lugo

AFP e Agência Brasil

OEA convoca reunião para debater situação do Paraguai

publicidade

A Organização de Estados Americanos (OEA) convocou uma reunião extraordinária para esta sexta-feira para debater os últimos acontecimentos no Paraguai. Nessa quinta, o Congresso autorizou o julgamento político do impeachment do presidente Fernando Lugo.

O Conselho Permanente, o órgão político da OEA, se reunirá no começo desta tarde em sua sede de Washington para "tomar conhecimento dos acontecimentos na República do Paraguai", segundo a nota.

A reunião acontecerá depois que o secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, manifestou preocupação com os acontecimentos no Paraguai e pediu "diálogo" entre as partes para resguardar a paz interna.

Lugo alega inconstitucionalidade

Os advogados de defesa do presidente do Paraguai, Fernando Lugo, ofereceram hoje à Secretaria Judicial nº 1 uma representação alegando inconstitucionalidade do pedido de impeachment contra ele aprovado ontem (21) pela Câmara dos Deputados. A informação é da agência de notícias paraguaia IP Paraguay.

Com essa ação, os advogados do presidente solicitaram a suspensão do julgamento político marcado para a tarde de hoje. Nesta sexta, antes de Lugo chegar ao Congresso Nacional, milhares de manifestantes se dirigiram ao local e aguardam a definição do futuro do presidente paraguaio.

Segundo o jornal La Nación, o mandatário está encurralado e a saída está próxima de se tornar uma realidade. O periódico destacou ainda a maioria da oposição a Lugo presente no Senado paraguaio.

Liderada pelo opositor Partido Colorado, a Câmara dos Deputados aprovou o pedido de impeachment, alegando "mau desempenho" do presidente diante de um conflito ocorrido sexta-feira passada em um fazenda no Nordeste do país, que levou à morte de 17 pessoas, entre camponeses e policiais. O rito de tramitação do pedido foi aprovado pelos senadores após duas horas de debate.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895