ONU afirma que epidemia de cólera se espalha cada vez mais rápido no Haiti

ONU afirma que epidemia de cólera se espalha cada vez mais rápido no Haiti

Coordenador já acredita em 200 mil casos nos próximos três meses

AFP

Haiti já teria cerca de 2 mil casos de cólera conforme a ONU

publicidade

A epidemia de cólera se espalha cada vez mais rápido no Haiti e o balanço das autoridades é subestimado, afirmaram esta terça-feira autoridades da ONU, que defenderam as tropas do Nepal, acusada de terem provocado o surto da doença no país.

O balanço oficial subiu para 1.415 mortos, mas os especialistas calculam que o real se aproxime dos 2 mil mortos e que a quantidade de casos declarados poderia atingir os 70 mil ao invés dos 60 mil informados pelas autoridades haitianas, informou o coordenador da ONU no Haiti, Nigel Fischer.

Segundo ele, a epidemia se acelera, e o prognóstico da Organização Panamericana da Saúde, na terça-feira, segundo o qual poderia haver 200.000 casos nos próximos três meses, deve realmente ser alcançado. "A epidemia se desenvolve mais rápido e estamos em território desconhecido no Haiti" para tratar o cólera, que se apresenta pela primeira vez em mais de cinco décadas no país, disse Fischer à imprensa, por videoconferência, de Porto Príncipe.

Fisher destacou que a ONU teve que "aumentar de forma significativa" a resposta internacional. O chefe da Missão da ONU no Haiti, Edmond Mulet, afirmou, por sua vez, que nenhum capacete azul, policial ou civil da ONU havia sido afetado pelo cólera, defendendo os nepaleses acusados por manifestantes de terem levado a doença para o país. As amostras coletadas em banheiros, cozinhas e depósitos de água no acampamento dos nepaleses, perto da cidade de Mirebalais, foram negativos, insistiu Mulet.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895