ONU condena ataques em campo de exploração de gás na Argélia

ONU condena ataques em campo de exploração de gás na Argélia

Reféns são mantidos no local por grupo ligado à Al-Qaeda

AFP

Campo de exploração de gás In Amenas é alvo de ataques e reféns são mantidos por grupo ligado à Al-Qaeda

publicidade

O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o que chamou de “ataque hediondo" e a tomada de reféns em um complexo de exploração de gás no sul da Argélia por um grupo armado ligado à Al-Qaeda. "O Conselho de Segurança condena nos termos mais fortes o ataque terrorista contra o campo de In Amenas, na Argélia", diz a declaração aprovada pelos 15 membros do corpo e divulgada nessa sexta-feira.

A ONU também apela aos estados para "cooperar ativamente com as autoridades argelinas". O comunicado ressalta ainda que as medidas tomadas para combater o “terrorismo” devem respeitar "o direito internacional" relativo aos "direitos humanos" e aos "refugiados". O apelo ocorre no momento em que governos de vários países, cujos cidadãos estão entre os reféns, instaram a Argélia a fazer de tudo para proteger a vida dos sequestrados.

EUA dizem que vão tomar medidas necessárias para se proteger dos grupos

O secretário americano de Defesa, Leon Panetta, questionado sobre a crise na Argélia, declarou neste sábado que os Estados Unidos "vão tomar todas as medidas necessárias" para se proteger da ameaça dos grupos ligados à Al-Qaeda no Magreb. "Se isso significa dar assistência aos outros em operações militares, se isso implica realizar operações em cooperação, são questões que, acredito, devem ainda ser decididas", acrescentou Panetta, em visita a Londres.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895