ONU condena lançamento de míssil submarino da Coreia do Norte

ONU condena lançamento de míssil submarino da Coreia do Norte

Quinze países-membros da organização constituíram ato como "nova grave violação"

AFP

Segundo a imprensa oficial, Pyongyang pode atingir Seul e os Estados Unidos quando quiser

publicidade

O Conselho de Segurança das Nações Unidas condenou neste domingo a Coreia do Norte por ter lançado um
míssil submarino no mar do Japão
no último sábado.

"Os membros do Conselho de Segurança condenaram fortemente o lançamento do míssil balístico por um submarino pela Coreia do Norte no dia 23 de abril", afirma a declaração da ONU. "Trata-se de mais uma séria violação pela Coreia do Norte de às resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas. Os membros deste conselho reiteram sua séria preocupação de que essas atividades com mísseis balísticos podem contribuir para o desenvolvimento de sistemas de lançamento de armas nucleares e para o aumento da tensão na região e além", acrescentou a entidade.

Foi pedido a Pyongyang "que se abstenha de maiores ações em violação às resoluções do Conselho e que cumpra todas as suas obrigações no que se refere a essas resoluções, incluindo a suspensão de todas as suas atividades relacionadas a seu programa de mísseis balísticos e, nesse contexto, que restabeleça seu compromisso com a moratória do lançamento de mísseis".

A agência estatal norte-coreana KCNA disse que os testes de sábado, pessoalmente acompanhados por Kim Jong-Un, confirmam a capacidade do sistema de lançamento submarino do país. Segundo a imprensa oficial, Kim comemorou o sucesso do teste e afirmou que Pyongyang pode atingir Seul e os Estados Unidos quando quiser.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895