ONU diz que 110 mil fugiram da Ucrânia para Rússia em 2014

ONU diz que 110 mil fugiram da Ucrânia para Rússia em 2014

Pelo menos 54 mil pessoas abandonaram suas casas

AFP

publicidade

Um total de 110 mil pessoas fugiram da Ucrânia para a Rússia e outras 54,4 mil optaram por abandonar suas casas e seguir para outros pontos do país desde o início de 2014, anunciou nesta sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR). "O ACNUR constatou um claro aumento dos deslocamentos na Ucrânia", afirmou a porta-voz da agência da ONU, Melissa Fleming.

Ela destacou que apenas poucas pessoas que partiram para a vizinha Rússia solicitaram oficialmente asilo.
Sobre os 54, 4 mil deslocados internos, "12 mil procedem da Crimeia e o restante de outras regiões do leste", afirmou. 

Dos 110 mil que fugiram para a Rússia, apenas 9 mil pediram oficialmente asilo, destacou a porta-voz durante uma entrevista coletiva em Genebra. O ACNUR informou que 700 pessoas viajaram para Polônia, Belarus, República Tcheca e Romênia. "As pessoas dizem que têm medo dos sequestros", afirmou Fleming.

A crise na Ucrânia começou com a rejeição do então presidente Viktor Yanukovytch de assinar um acordo comercial com a UE, optando por uma aproximação da Rússia. A decisão provocou uma onda de protestos dos manifestantes pró-Europa. A crise provocou a destituição de Yanukovytch, um conflito com a Rússia, que anexou a Crimeia a seu território em março, e a explosão de uma insurreição separatista pró-Rússia no leste do país. O atual presidente ucraniano, Petro Poroshenko, assinou nesta sexta-feira em Bruxelas o acordo comercial com a UE previsto inicialmente para novembro.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895