ONU espera "pelo pior" na tragédia das Filipinas

ONU espera "pelo pior" na tragédia das Filipinas

Passagem de supertufão deixou pelo menos 10 mil mortos em uma única cidade

AFP

Passagem de supertufão deixou pelo menos 10 mil mortos em uma única cidade

publicidade

As Nações Unidas (ONU) alertaram nesta segunda-feira para um rápida aumento no número de mortos causados nas Filipinas pela passagem do supertufão Haiyan. A estimativa é de 10 mil foram vítimas fatais em apenas uma cidade, em Tacloban, a mais castigada pelo ciclone. Segundo o diretor de operações humanitárias da ONU, John Ging, a organização está "esperando pelo pior" na contagem final de mortos.

Ging disse também que 660 mil pessoas haviam deixado suas casas por causa do Haiyan. Segundo ele, a ONU solicitará na terça-feira uma ajuda internacional significativa para as vítimas. "Muitos lugares estão cobertos de cadáveres", disse Ging durante uma coletiva na sede da ONU, confirmando estimativas de que "mais de 10 mil pessoas morreram".

"À medida que avançamos, constatamos a tragédia, com mais e mais pessoas mortas por esse tufão", acrescentou. Ging falou da luta para chegar a Tacloban e a outras áreas seriamente afetadas pelo supertufão, que provocou enormes ondas e os mais fortes vendavais registrados no último século nas Filipinas.

Ele contou que veículos de assistência levaram três horas para percorrer os 11 quilômetros que separam o aeroporto de Tacloban da cidade. "Assim que conseguirem chegar a estas áreas, a prioridade absoluta das equipes de socorro é organizar o sepultamento dos corpos por questões de saúde pública", disse.

Ging acrescentou que há uma necessidade desesperada de água potável e comida para os sobreviventes. As Nações Unidas já liberaram US$ 25 milhões de seu fundo emergencial de ajuda. Será lançado nesta terça um apelo relâmpago por contribuições que, segundo autoridades da ONU, provavelmente chegarão a centenas de milhões de dólares.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895