ONU pressiona para que os países lutem contra financiamento ao terrorismo

ONU pressiona para que os países lutem contra financiamento ao terrorismo

Conselho de Segurança pediu que nações assegurem que tenham leis que tornem crime grave financiar atos de terror

AFP

publicidade

O Conselho de Segurança da ONU ordenou nesta quinta-feira aos países do mundo inteiro que intensifiquem a luta contra o financiamento do terrorismo e assegurem que tenham leis que tornem crime grave financiar atos de terrorismo. O órgão adotou por unanimidade um projeto de resolução da França que foi a primeira medida independente dedicada especificamente ao combate ao financiamento do terrorismo. A resolução pede que todos os Estados "garantam que suas leis e regulamentos internos criminalizem" as pessoas que levantam fundos ou fornecem recursos econômicos a organizações terroristas.

A resolução vinculante foi redigida com base no capítulo 7 da Carta das Nações Unidas, o que significa que ela pode ser aplicada com sanções. O chefe da ONU para a luta contra o terrorismo, Vladimir Voronkov, disse ao conselho que a medida "chega em um momento crítico", no qual recentes ataques mostraram que grupos terroristas têm acesso a fluxos legais e ilegais de financiamento.

Marshall Billingslea, presidente do Grupo de Ação Financeira (FATF) - um órgão intergovernamental que luta contra transações financeiras ilegais - disse que menos de um quinto dos países estava aplicando leis para processar suspeitos no financiamento do terrorismo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895