ONU proíbe acesso de quatro navios norte-coreanos a portos do mundo

ONU proíbe acesso de quatro navios norte-coreanos a portos do mundo

Conselho apontou que mercadorias vetadas por leis internacionais teriam sido transportadas

AFP

ONU proíbe acesso de quatro navios norte-coreanos a portos do mundo

publicidade

O Conselho de Segurança da ONU proibiu nesta quinta-feira o acesso a portos do mundo de quatro navios norte-coreanos suspeitos de transportar ou ter transportado mercadorias vetadas por leis internacionais contra Pyongyang, informaram fontes diplomáticas à AFP. Tratam-se dos cargueiros Ul Ji Bong 6, Rung Ra 2, Sam Jong 2 e Rye Song Gang 1, segundo estas fontes.

A proibição tinha sido solicitada pelos Estados Unidos e compreendia dez barcos de diferentes origens, mas a China aceitou sancionar apenas os norte-coreanos, disseram estes diplomatas sob condição de ter sua identidade preservada. "Apenas quatro navios foram designados" para a proibição, "mas o procedimento permanece aberto" para os outros seis, disse um dos diplomatas.

Além dos barcos norte-coreanos, a lista apresentada por Washington incluía os petroleiros Lighthouse Winmore, com bandeira de Hong Kong, Billions No. 18 (Palau), os cargueiros Xin Sheng Hai (Belize) e Kai Xiang (Hong Kong), e os navios Yu Yuan (China) e Glory Hope 1 (também identificado como Orient Shenyu, Panamá).

Nos dias 5 de agosto e 11 de setembro, o Conselho de Segurança decidiu, a pedido dos Estados Unidos, uma sétima e uma oitava bateria de severas sanções econômicas contra a Coreia do Norte, depois que Pyongyang realizou testes balístico e nuclear.

Em 5 de agosto, a ONU proibiu as exportações norte-coreanas de carvão, ferro e pesca. Em sua resolução, previa também a proibição da entrada no porto de navios com mercadorias proibidas, com exceção de ajuda humanitária decidida com antecedência pelo Comitê de Sanções.

A resolução de 11 de setembro proibiu os países membros de importar têxteis norte-coreanos, de participarem em empresas mistas com Pyongyang e impôs limites às entregas de petróleo à nação governada por Kim Jong-Un. No começo de outubro, este comitê havia identificado quatro navios que transportavam mercadorias proibidas. Essas embarcações foram sancionadas com uma medida de interdição de portos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895