ONU pune o Irã com sanções pela quarta vez

ONU pune o Irã com sanções pela quarta vez

Objetivo é convencer Teerã a suspender suas atividades nucleares

AFP

publicidade

O Conselho de Segurança da ONU aprovou, nesta quarta-feira, novas sanções contra o Irã, pela quarta vez desde 2006, para tentar convencer Teerã a suspender suas atividades nucleares.

Nesta quarta-feira, Estados Unidos, França e Rússia haviam expressado suas reservas quanto ao acordo do Irã com o Brasil e a Turquia para a troca de urânio iraniano. As três potências - conhecidas como o Grupo de Viena - transmitiram ao diretor da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), o japonês Yukiya Amano, suas respostas oficiais a essa iniciativa, indicou, em Viena, um comunicado da agência da ONU.

A AIEA afirma que recebeu cartas distintas e um documento comum dos Estados Unidos, França e Rússia, chamado "Preocupações a respeito da declaração enviada pelo Irã à AIEA", mas se absteve de revelar seu conteúdo. No entanto, segundo comentários do enviado americano à sessão a portas fechadas da AIEA, as três potências deixaram entrever suas preocupações em relação ao acordo tripartite, já que o mesmo não contribui para gerar confiança no caráter pacífico do programa nuclear iraniano.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895