ONU terá reunião na segunda por soluções à crise humanitária na Ucrânia

ONU terá reunião na segunda por soluções à crise humanitária na Ucrânia

México e França também buscam caminho para pedir fim das hostilidades da Rússia

R7

Esboços de textos enfrentam resistências de EUA e Rússia

publicidade

O Conselho de Segurança da ONU realizará uma reunião de emergência na segunda-feira, às 17h (horário de Brasília), para avaliar a crise humanitária provocada pela invasão russa da Ucrânia. O encontro foi um pedido dos Estados Unidos e da Albânia, segundo fontes diplomáticas consultadas nesta sexta-feira. A Ucrânia tem criticado a falta de ações efetivas das Nações Unidas e da Otan.

Após a sessão pública, haverá uma outra a portas fechadas entre os 15 membros do Conselho de Segurança, esta a pedido do México e da França, para discutir o projeto de uma possível resolução, informou um diplomata sob condição de anonimato.

A proposta do México e da França busca pedir o fim das hostilidades na Ucrânia e dos obstáculos ao fluxo de ajuda humanitária e proteção de civis. O esboço do texto encontrou barreiras, pois os EUA alertaram que não o apoiariam se não dissesse explicitamente que a Rússia causou a crise humanitária, segundo outro diplomata.

A França originalmente queria uma votação na terça-feira, mas isso não aconteceu. Diplomatas dizem agora que a França, diante da relutância dos Estados Unidos, reverteu sua posição e não está pressionando por uma votação tão rápida.

Qualquer projeto de resolução que critique os russos está fadado ao fracasso porque Moscou tem poder de veto no Conselho de Segurança.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895