Opas seleciona Fiocruz como centro regional para produção de vacinas contra Covid

Opas seleciona Fiocruz como centro regional para produção de vacinas contra Covid

Subdiretor da Opas destacou esforço para distribuição equitativa de imunizantes na região

AE

RS será priorizado na próxima distribuição de vacinas contra a Covid-19

publicidade

A Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) selecionou o Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) como centro regional para o desenvolvimento e a produção de vacinas contra a Covid-19 na América Latina. 

“O instituto tem uma longa tradição na fabricação de vacinas e fez avanços promissores no desenvolvimento de uma vacina de mRNA inovadora contra Covid-19”, diz a Opas em nota divulgada nesta terça-feira. A Sinergium Biotech, empresa biofarmacêutica privada da Argentina, também foi escolhida para a iniciativa.

“Parabenizamos os dois centros selecionados”, disse o subdiretor da Opas, Jarbas Barbosa, durante o evento “Transferência de Tecnologia para a Produção de Vacinas de mRNA nas Américas”, realizado nesta terça-feira. “Há muito trabalho pela frente, mas somos movidos pela convicção de que esse esforço resultará em acesso oportuno e equitativo às vacinas em nossa região, que continua a ser a mais atingida por esta pandemia.”

Em abril de 2021, a organização Mundial da Saúde (OMS) abriu inscrições para instituições de pesquisa e empresas do setor farmacêutico que quisessem contribuir para a criação de centros de referência de tecnologia de imunizantes contra Covid-19 em economias emergentes. Segundo a Opas, houve cerca de 30 inscrições na América Latina.

“Atrasos na produção fizeram com que muitos países da região ainda aguardassem as doses que compraram meses atrás. O estoque limitado de vacinas continua a nos prejudicar”, afirmou a diretora da Opas, Carissa Etienne, em seu discurso na abertura do evento.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895