Países adotam acordo contra aquecimento global

Países adotam acordo contra aquecimento global

195 países adotam acordo contra aquecimento global

AFP e Agência Brasil

Países adotam acordo contra aquecimento global

publicidade

Os representantes dos 195 países adotaram neste sábado em Paris um acordo mundial inédito para combater o aquecimento global, fonte de perturbações e ameaças crescentes para os seres humanos e a natureza. "O acordo de Paris para o clima foi adotado", disse o presidente da COP21, Laurent Fabius, provocando uma longa salva de palmas em toda a sala. "Este é um martelo pequeno, mas pode fazer grandes coisas", declarou, batendo no púlpito.

• Roubamos a cena, diz ministra brasileira sobre a COP21

O acordo prevê a criação de um fundo anual de 100 bilhões de dólares, financiado pelos países ricos, a partir de 2020, para limitar o aquecimento global a 1,5°C.

O Acordo de Paris, como foi chamado o documento final da 21ª Conferência do Clima da Organização das Nações Unidas (ONU) , entrará em vigor em 2020. A cada cinco anos, os países deverão prestar contas sobre as ações desenvolvidas para evitar que a temperatura global não aumente mais de 2 graus Celsius. A redução do aquecimento pretende evitar fenômenos extremos como ondas de calor, seca, cheias, ou subida do nível do mar.

Com a aprovação, o desafio das nações será equilibrar as emissões de gases tóxicos gerados pela ação do homem e os níveis suportados pela natureza. Os países que assinam o documento definiram que as reduções de emissões de gases devem atingir o limite o mais rápido possível, mas não definiram quando o resultado deve ser alcançado. Na conferência, os representantes reconheceram que as nações em desenvolvimento deverão levar mais tempo para atingir as metas definidas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895