Países africanos querem implantar programa brasileiro de fortalecimento da agricultura familiar

Países africanos querem implantar programa brasileiro de fortalecimento da agricultura familiar

Representantes de cinco países participam de seminário em Brasília

Agência Brasil

publicidade

Países africanos vão desenvolver um projeto piloto com base no Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) do governo brasileiro. A iniciativa faz parte de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) e Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), entre outras instituições.

Visando a se capacitarem para implantação do PAA na África, representantes do Níger, Malawi, Moçambique, Senegal e Etiópia participam de seminário realizado desta segunda-feira até sexta-feira, em Brasília. Os visitantes estão conhecendo como funciona o programa e também a experiência brasileira de aquisição de alimentos em um dos municípios onde funciona a compra.

De acordo com informação do site do MDS, o objetivo do PAA é garantir acesso aos alimentos em quantidade, qualidade e regularidade necessárias às populações em situação de insegurança alimentar e nutricional, e promover a inclusão social no campo por meio do fortalecimento da agricultura familiar.

Esse programa será aplicado nos cinco países africanos. Depois do seminário, os representantes enviados ao Brasil para conhecer a iniciativa vão montar o projeto piloto nos seus países com a ajuda de técnicos selecionados pelas instituições organizadoras da iniciativa. O investimento total do programa é de 2 milhões de dólares.

Segundo a secretária de Segurança Alimentar do MDS, Maya Takagi, o seminário é o início do processo de capacitação dos representantes africanos. “Vamos mostrar como funciona o programa (de aquisição de alimentos) e dar todos os elementos para que eles possam implantar um modelo similar nos seus países”, acrescentou.

Para o representante da FAO, Helder Muteia, países como o Brasil, Índia e China estão resolvendo problemas de segurança alimentar que podem servir de exemplo para os países da África. “O Brasil conseguiu dignificar o trabalho da agricultura familiar por meio do programa de aquisição de alimentos e também pela compra da produção para a merenda escolar”, disse.

Conforme informações do MDS, até quarta-feira os participantes vão ter palestras sobre o funcionamento do PAA. Na quinta e sexta-feira, os visitantes vão conhecer pessoalmente como funciona a aquisição de alimentos em Arapiraca (AL).

O PAA adquire alimentos com isenção de licitação, por preços de referência que não podem ser superiores nem inferiores aos praticados nos mercados regionais, até o limite de R$ 3,5 mil ao ano por agricultor familiar que se enquadre no Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf).

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895