Países da UE alcançam acordo sobre reforma do pacto migratório

Países da UE alcançam acordo sobre reforma do pacto migratório

Texto inclui uma proposta para estender o período de detenção dos migrantes em situação irregular e acelerar as avaliações dos pedidos de asilo

AFP

publicidade

Os países da União Europeia (UE) alcançaram nesta quarta-feira (4) um acordo fundamental para avançar na reforma do Pacto de Migração e Asilo, anunciou a presidência do Conselho da UE, exercida pela Espanha.

Em uma mensagem na rede social X (antigo Twitter), a presidência espanhola do Congresso anunciou que "os embaixadores da UE chegaram a um acordo sobre a regulamentação que abordará as situações de crises e força maior, no âmbito da migração e do asilo".

O acordo rompe, assim, com uma virtual paralisia das negociações que se arrastaram durante três anos.

Esta reforma do pacto migratório inclui uma proposta para estender o período de detenção dos migrantes em situação irregular e acelerar as avaliações dos pedidos de asilo. Também propõe fazer com que os países do bloco compartilhem a responsabilidade pela recepção dos migrantes, ou pela cobertura dos custos.

Com o acordo alcançado em Bruxelas pelos representantes permanentes dos países do bloco, a questão poderá ser apresentada na cúpula europeia marcada para sexta-feira, em Granada, na Espanha.

O texto deverá, por fim, ser negociado com os legisladores do Parlamento Europeu.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895