Países sul-americanos condenam onda de violência no Equador

Países sul-americanos condenam onda de violência no Equador

Em nota conjunta, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname, Peru, Uruguai e Venezuela manifestaram repúdio ao atual momento vivido pelo país

Correio do Povo

Exército do Equador tenta conter onda de violência no país

publicidade

Em nota conjunta, Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Colômbia, Guiana, Suriname, Peru, Uruguai e Venezuela, membros do Consenso de Brasília, manifestaram "seu mais enérgico repúdio" à violência cometida por criminosos no Equador. Segundo o portal R7, o grupo transmite "seu explícito e inequívoco respaldo e solidariedade ao povo e às autoridades equatorianas em sua luta contra as ações do crime organizado".

Conforme a nota, "O Consenso de Brasília unirá esforços para combater de forma coordenada esse flagelo que afeta toda a região, conforme os princípios do direito internacional e das leis internas de cada país sul-americano". "Fazemos votos pelo pronto estabelecimento da segurança e da ordem pública nos marcos do Estado de direito e da institucionalidade vigente no Equador, com apreço e respeito pela democracia e pelos direitos humanos", dizia o comunicado.

Ainda segundo a notícia, a onda de violência no país foi tema de reunião nesta quarta-feira (10), entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e o assessor especial Celso Amorim no Palácio da Alvorada.

Veja Também


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895