Papa afirma que deixará o cargo pelo "bem da Igreja"

Papa afirma que deixará o cargo pelo "bem da Igreja"

Bento XVI fez primeira aparição pública após anunciar renúncia

Correio do Povo

publicidade

O Papa Bento XVI fez nesta quarta-feira a primeira aparição pública desde que anunciou que vai renunciar ao cargo no final deste mês. O pontífice foi recebido com aplausos por uma multidão no salão de audiências do Vaticano. Bento XVI afirmou que deixará o cargo "pelo bem da Igreja" e acrescentou que tomou a decisão depois de ter "orado muito" e "examinado perante Deus minha consciência, consciente da gravidade de tal gesto."

O Papa saudou os fiéis lendo mensagens em diversos idiomas, entre eles o português. Ainda hoje, Bento XVI celebra a tradicional missa da Quarta-Feira de Cinzas na Basílica de São Pedro. 

• Leia mais sobre a renúncia do Papa

Na segunda-feira, Bento XVI surpreendeu o mundo ao informar que vai deixar o pontificado em 28 de fevereiro. O Vaticano afirmou que o cargo vai ficar vago até que o sucessor seja escolhido por cardeais em um conclave, que deve ocorrer em até 20 dias após a renúncia. Segundo a última lista do Vaticano, atualizada há duas semanas, há um total de 119 cardeais aptos a votar. Para poder participar da escolha do Papa, o cardeal precisa ter menos de 80 anos.

Na ocasião, o Papa disse que está "plenamente consciente da dimensão do seu gesto" e que renuncia por livre e espontânea vontade. Um dos motivos da renúncia seria a idade - ele tem 85 anos. Joseph Ratzinger é o sexto alemão a servir como Papa - ele assumiu o comando da Igreja Católica em 19 de abril de 2005, após a morte de João Paulo II.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895