Papa promulga decreto que abre caminho para antecipar conclave

Papa promulga decreto que abre caminho para antecipar conclave

Novo Pontífice receberá relatório secreto sobre escândalo conhecido como "Vatileaks"

AFP

Papa promulga decreto que abre caminho para antecipar o conclave

publicidade

O papa Bento XVI, que renunciará na próxima quinta-feira, promulgou nesta segunda-feira um decreto ("motu propio") que dá a faculdade aos cardeais para antecipar o conclave para eleger o sucessor.

O "motu propio" concede aos cardeais a faculdade de antecipar o início do conclave e também a faculdade de adiá-lo em até trinta dias" depois do início da chamada "sede vacante", informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

Normalmente o conclave deve começar entre 15 e 20 dias depois da declaração da "sede vacante", que neste caso será anunciada na quinta-feira às 19h no horário local (16h de Brasília).

Relatório secreto à disposição do novo Pontífice

O papa também decidiu entregar "exclusivamente" a seu sucessor o relatório secreto elaborado por três cardeais sobre o vazamento de documentos confidenciais do pontífice, o escândalo conhecido como "Vatileaks". "O Santo Padre decidiu que os resultados deste relatório, cujo conteúdo apenas Sua Santidade conhece, permaneçam exclusivamente à disposição do novo Pontífice", informa uma nota oficial do Vaticano. "Se conclui assim a tarefa da comissão investigadora", explicou o porta-voz papal, padre Federico Lombardi.

Bento 16 encomendou em abril do ano passado a três cardeais veteranos uma investigação sobre o vazamento de documentos internos e confidenciais do Papa à imprensa italiana. O caso, que provocou a detenção e a condenação do mordomo pessoal do pontífice, Paolo Gabriele, revelou as tensões e os conflitos internos sobre vários assuntos na Cúria Roma.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895