Passa de 300 número de mortos em tumulto na Arábia Saudita

Passa de 300 número de mortos em tumulto na Arábia Saudita

Cerca de 450 pessoas ficaram feridas durante peregrinação na cidade de Mina

AFP e Agência Brasil

Tumulto durante peregrinação na Arábia Saudita deixa 220 mortos

publicidade

Pelo menos 310 pessoas morreram e 450 ficaram feridas hoje (24) num tumulto de peregrinos em Mina, perto de Meca, segundo um novo balanço dos serviços de Defesa Civil da Arábia Saudita.

“A contagem (das vítimas) continua, e o número de mortos atingiu os 310, de diferentes nacionalidades”, escreveu no Twitter a Defesa Civil. O balanço anterior dava conta de 220 mortos e 450 feridos. A primeira contagem de 100 mortos e 390 feridos já foi atualizada diversas vezes.

De acordo com a Defesa Civil, operações de socorro estão sendo feitas no local e seis equipes prestam os primeiros cuidados aos feridos e direcionam o fluxo de peregrinos para rotas alternativas. Até ao momento, não foram identificadas razões para a correria desordenada em Mina, onde foram realizadas obras nos últimos anos para facilitar o movimento dos peregrinos. Em janeiro de 2006, 364 peregrinos morreram num tumulto na mesma região.

Nesta quinta-feira, primeiro dia da festa do Adha, foi iniciado um ritual de apedrejamento de satanás, no vale de Mina, região oeste da Arábia Saudita. O ritual consiste no ato de lançar sete pedras no primeiro dia do Eid al-Adha contra uma grande pilastra que representa o demônio, e 21 no dia seguinte contra três grandes pilastras (grande, média e pequena). No dia 11 de setembro, quase duas semanas antes do início da peregrinação à Meca, conhecida como hajj, uma grua desabou na Grande Mesquita e matou 109 pessoas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895