Passagem de tornados nos EUA deixa seis mortos

Passagem de tornados nos EUA deixa seis mortos

Fenômeno afetou comunidades do estado de Illinois

AE

Passagem de tornados nos EUA deixam seis mortos

publicidade

O número de mortes provocadas pela passagem de tornados nos Estados Unidos aumentou para seis. Fortes tempestados atingiram o Meio-Oeste do país e afetou comunidades do estado de Illinois, além de deixar o Centro de Chicago sem eletricidade.

Um idoso e a irmã foram mortos quando um tornado atingiu a casa onde moravam, informou o legista Mark Styninger. Representante da Agência de Gerência de Emergências de Illinois, Patti Thompson, confirmou outras quatro mortes.

Com problemas de comunicação e muitas estradas intransitáveis, ainda não estava claro quantas pessoas foram mortas ou ficaram feridas pelos tornados. O policial da cavalaria Dustin Pierce disse que os tornados derrubaram linhas de transmissão de energia, arrancaram árvores e romperam tubulações de gás.

A porta-voz do hospital OSF Saint Francis Medical Center, Amy Paul, informou que 37 pessoas foram socorridas, das quais
oito foram internadas com ferimentos como fraturas e ferimentos na cabeça. O Centro Médico Metodista, também em Peoria, atendeu mais de doze pessoas, mas informou que nenhuma havia sofrido ferimentos graves.

Não estava claro quantos tornados atingiram a região. Segundo o site do Serviço Nacional de Meteorologia, 65 tornados foram registrados, a maioria em Illinois. Mas o meteorologista Matt Friedlein disse que o total pode cair porque equipes de
emergência, caçadores de tornado e outras pessoas geralmente relatam a ocorrência do mesmo tornado.

O sistema de tempestade estava se dirigindo para o meio do oceano Atlântico e para Estados do nordeste do país na noite de domingo. O meteorologista Matt Friedlein disse que tempestades com esta força são raras nesta época do ano porque geralmente não há calor solar suficiente para a sustentação de tempestades com raios e trovões.

Friedlein disse, porém, que a previsão para domingo indicava temperaturas entre 16ºC e 26ºC o que, segundo ele, é quente o suficiente para ajudar a produzir mau tempo, quando o fator é combinado com ventos, que costumam ser mais forte nesta época do ano do quer no verão.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895