Pedido de asilo de Snowden é avaliado pela Nicarágua

Pedido de asilo de Snowden é avaliado pela Nicarágua

Ex-consultor de inteligência é acusado de espionagem pelos Estados Unidos

AFP

publicidade

Um pedido de asilo do ex-consultor da inteligência americana Edward Snowden, que segue na zona de trânsito de um aeroporto de Moscou há 16 dias, foi enviado à Nicarágua para que o presidente Daniel Ortega o examine, anunciou nesta segunda-feira o embaixador daquele país na Rússia. "Recebemos a carta de Snowden. Nós a enviamos a Nicarágua para que o presidente a examine", declarou Luis Alberto Molina à agência de notícias Itar-Tass.

O governo da Nicarágua informou na noite de sábado que Snowden explicou, em uma carta na qual solicitava asilo, seu medo de não ser julgado de maneira justa pelos Estados Unidos. "Eu, Edward Snowden, cidadão dos Estados Unidos, escrevo para solicitar asilo na República da Nicarágua devido ao risco de ser perseguido pelo governo e por seus agentes por revelar a existência de um programa americano de espionagem das comunicações mundiais", escreveu o ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA).

Na última sexta-feira, Ortega já havia declarado que estava disposto a dar asilo ao informático americano "se as condições permitissem". O fugitivo americano teve o seu pedido de asilo rejeitado por muitos países. França e Itália indicaram na quinta-feira que não receberiam o ex-consultor, seguindo os passos de Alemanha, Brasil, Noruega, Índia, Polônia, Islândia, Áustria, Finlândia, Holanda e Espanha.

O ex-técnico em informática desistiu de pedir asilo à Rússia depois que o presidente Vladimir Putin exigiu que ele parasse com suas atividades "prejudiciais" aos Estados Unidos. Porém, o o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, sinalizou que também pode receber Snowden.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895