Pedido de visto de atiradora nos EUA revela falhas do serviço de imigração

Pedido de visto de atiradora nos EUA revela falhas do serviço de imigração

Documentação de Tashfeen Malik não teria passado pelos filtros exigidos

AFP

Tashfeen (à direita) e o marido foram os responsáveis pela morte de 14 pessoas na Califórnia

publicidade

Os serviços de imigração americanos falharam em procedimentos que permitiram conceder um visto a Tashfeen Malik, que, juntamente com o marido, matou 14 pessoas no começo de dezembro na Califórnia, disse neste sábado um membro da Câmara dos Representantes.

"Depois de revisar o expediente de imigração de Tashfeen Malik, parece claro que as autoridades migratórias não passaram seu pedido de visto pelos filtros exigidos", diz em um comunicado o republicano Bob Goodlatte, que teve acesso ao documento na qualidade de presidente da Comissão de Justiça.

O atentado, que ocorreu em 2 de dezembro, na localidade de San Bernardino, Califórnia, é tratado pelo FBI como um ato de terrorismo de inspiração islamita. Goodlatte assinalou que o expediente carecia de provas suficientes de que Tashfeen, nascida no Paquistão, e o americano Syede Farook se conheciam pessoalmente, antes de a jovem receber o visto do tipo
K1.

Para obter este visto, conhecido como "visto de casal", porque autoriza um dos parceiros a entrar nos Estados Unidos para se casar, é necessário que o futuro casal prove que se conhece pessoalmente. Segundo Goodlatter, o visto foi concedido apesar de a informação adicional exigida por um funcionário não ter sido entregue pelo casal, e os selos de visto sauditas, apresentados como prova de que os dois estiveram juntos na Arábia Saudita, são ilegíveis e não representam uma prova.

O deputado acusou o governo de Barack Obama de não ter tomado as medidas necessárias para avaliar os solicitantes de visto. O casal abriu fogo durante a festa de Natal dos funcionários da empresa em que Farook trabalhava. Ambos foram mortos em confronto com a polícia.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895