Perícia confirma suicídio de Salvador Allende em 1973

Perícia confirma suicídio de Salvador Allende em 1973

Ex-presidente chileno atirou durante bombardeio que iniciou ditadura de Augusto Pinochet

AFP

publicidade

O Serviço Médico Legal confirmou, nesta terça-feira, que o ex-presidente chileno Salvador Allende cometeu suicidou durante o golpe de estado de Augusto Pinochet em 1973, informou a família depois de receber o relatório da perícia. "A conclusão é a mesma que a família Allende tinha: o presidente, no dia 11 de setembro de 1973, diante das circunstâncias extremas pelas quais passou, tomou a decisão de tirar sua vida antes de ser humilhado ou passar por qualquer outra situação", disse a filha do falecido mandatário, Isabel Allende.

Conforme explicou o diretor do Serviço Médico Legal, Patricio Bustos, o relatório "verificou a identidade do presidente por meios de odontologia forense e exames de DNA", e determinou a causa da morte "por ferimento de projétil" e "a forma corresponde a suicídio".

Isabel Allende garantiu que a família recebe a notícia "com grande tranquilidade", porque "este relatório confirma algo de que já tínhamos convicção, mas a novidade são os testes de todos os níveis, principalmente de balística", que confirmam a causa da morte do pai.

A justiça chilena abriu em janeiro uma investigação para determinar as causas da morte do presidente socialista, ocorrida durante o bombardeio aéreo e terrestre contra o palácio presidencial La Moneda no dia do golpe militar que instaurou a ditadura de Pinochet.

A investigação, que vai complementar outras diligências solicitadas pelo juiz, busca esclarecer se o ex-presidente cometeu suicídio – como afirma a versão oficial, aceita pela família Allende – ou se ele foi executado por militares durante o golpe liderado por Pinochet.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895