Peru anuncia emergência sanitária por surto de dengue

Peru anuncia emergência sanitária por surto de dengue

País já registra 18 mortes em decorrência da doença

AFP

País já registra 18 mortes em decorrência da doença

publicidade

O Peru irá decretar emergência sanitária, na terça-feira, 27, em 20 de suas 25 regiões, por 90 dias, devido a um surto de dengue, anunciou nesta segunda-feira (26) o presidente do Conselho de Ministros, Alberto Otárola.

Segundo o Ministério da Saúde peruano, foram reportados 31.364 casos e 32 óbitos entre janeiro e fevereiro, em comparação com 12.264 casos e 18 óbitos no mesmo período de 2023.

O estado de emergência sanitária permite às autoridades disponibilizar um orçamento maior para o combate à doença, entre outras medidas. O ministro da Saúde peruano, César Vásquez, ressaltou hoje em entrevista coletiva que a situação não é tão grave no Peru quanto em outros países da região: 'Não somos o país com maior taxa de mortalidade. Países como Brasil, Argentina e Paraguai estão em uma situação mais complexa.'

Segundo o governo peruano, as altas temperaturas ocasionadas pelo fenômeno climático El Niño fazem com que as larvas do mosquito causador da dengue se reproduzam em maior número.

O Peru teve em 2023 o pior registro de vítimas de dengue em quatro décadas, quando a doença matou 445 pessoas e infectou mais de 270 mil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895