Polícia britânica detém oito suspeitos de preparar atos terroristas

Polícia britânica detém oito suspeitos de preparar atos terroristas

Operações foram realizadas no sul da Inglaterra e no País de Gales

AFP

Polícia britânica prendeu 8 suspeitos de preparar atos terroristas em Londres

publicidade

A polícia britânica anunciou nesta quinta-feira que as oito pessoas detidas após o atentado de Londres são suspeitas de preparar atos terroristas. Em um comunicado, a polícia indicou que sete delas foram detidas em Birmingham (centro), e uma em Londres, e que operações também foram realizadas em Brighton (sul) e em Carmarthenshire, condado do sul do País de Gales.

O autor do atentado em Londres foi identificado pela polícia como Khalid Masood, de 52 anos, natural de Kent (Sudeste), que tinha antecedentes penais por ataques violentos e posse de armas, mas não por terrorismo.

Masood recebeu sua primeira condenação em novembro de 1983, e a última, por posse de arma leve, em dezembro de 2003, há mais de 13 anos, acrescentou a polícia

Mais cedo, o grupo extremista Estado Islâmico (EI) já havia reinvindicado o ataque via agência de propaganda Amaq. "O autor do ataque diante do Parlamento britânico é um soldado do EI e a operação foi realizada em resposta a um chamado para atacar os países da coalizão internacional antijihadista", indica a Amaq, que cita "uma fonte da segurança".

Esta é a primeira vez que o EI reivindica um atentado na Grã-Bretanha, que é membro da coalização internacional dirigida pelos Estados Unidos. A polícia já havia solicitado prisão de oito pessoas menos de 24 horas depois que um homem atropelou pedestres perto do Big Ben e depois esfaqueou até a morte um policial que protegia o Parlamento, antes de ser abatido. O atentado deixou quatro mortos, incluindo o criminoso, e 40 feridos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895