Pompeo admite intervenção militar dos EUA na Venezuela "se necessário"

Pompeo admite intervenção militar dos EUA na Venezuela "se necessário"

Secretário de Estado americano afirmou que o presidente Donald Trump foi "cristalinamente claro e incrivelmente consistente"

AFP

Pompeo defendeu transição pacífica, mas disse que é preciso saber tomar medidas

publicidade

O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, afirmou nesta quarta-feira que o governo dos Estados Unidos está preparado, se necessário, para intervir militarmente na Venezuela. "O presidente (Donald Trump) foi cristalinamente claro e incrivelmente consistente. Uma ação militar é possível. Se for necessário, é o que os Estados Unidos vão fazer", disse Pompeo à rede Fox Business.

Na terça-feira, um grupo de militares venezuelanos se rebelou contra o Nicolás Maduro e jurou lealdade ao líder oposicionista, presidente da Assembleia Nacional e autoproclamado presidente encarregado (interino), Juan Guaidó. O episódio resultou em cenas de violência.

"Estamos tentando fazer tudo o que pudermos para evitar a violência… Preferiríamos uma transição pacífica do governo, com a saída de Maduro e a realização de novas eleições, mas o presidente foi claro em dizer que em determinados momentos é preciso saber tomar decisões", declarou.

As autoridades americanas lançaram na terça-feira uma ofensiva para aumentar a pressão sobre o regime de Maduro, alternando as advertências contra os últimos apoios do presidente venezuelano e incitando as autoridades de Caracas a se unirem ao opositor Juan Guaidó. O secretário disse que espera que "muitas pessoas saiam às ruas hoje para defender sua democracia".


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895