Príncipe Charles vai a Cuba em março, na primeira visita da família real britânica

Príncipe Charles vai a Cuba em março, na primeira visita da família real britânica

Viagem ocorre a pedido do governo britânico para “destacar a crescente relação bilateral”

Príncipe Charles visitará Cuba pela primeira vez

publicidade

O príncipe Charles, herdeiro da coroa britânica, e sua esposa Camilla, duquesa de Cornwall, realizarão a primeira visita oficial da realeza desse país a Cuba em março. Eles se reunirão com o presidente Miguel Díaz-Canel, informou nesta sexta-feira a residência oficial, Clarence House. A viagem ocorrerá entre 24 e 27 de março, a pedido do governo britânico, e busca “destacar a crescente relação bilateral com o Reino Unido e mostrar alguns dos laços culturais entre os dois países”. 

A visita a Havana e outras partes da ilha faz parte de uma viagem de Charles e Camilla, que começará em 17 de março e os levará a 10 ilhas caribenhas. O casal real também visitará Santa Lúcia, Barbados, São Vicente e Granadinas, São Cristóvão e Névis e Granada para celebrar a relação da monarquia com esses territórios ultramarinos.

Em Cuba, Charles e Camilla têm uma agenda de atividades previstas em Havana e na costa sul. Serão convidados de honra em um jantar oficial que será oferecido pelo presidente Miguel Díaz-Canel, que sucedeu Raúl Castro em abril do ano passado. No início deste mês, Camilla confirmou que irá acompanhar seu marido nessa viagem.

“Experimentar tudo”

Entre os eventos previstos, Charles e Camilla se reunirão com um grupo de proprietários de automóveis clássicos britânicos e visitarão um estúdio de música onde deverá acontecer um encontro com os membros do grupo Buena Vista Social Club. “A visita do príncipe e da duquesa destacará as conexões culturais e acadêmicas, os vínculos entre os cidadãos do Reino Unido e Cuba, e explorará questões fundamentais como as artes, o empreendedorismo juvenil, a restauração do patrimônio e a agricultura sustentável”, explicou o comunicado da Clarence House. 

Scott Furssedonn-Wood, o subsecretário privado do casal real, disse que ambos estavam “esperando ter todo tipo de experiência” em Cuba. “Música, dança e comida são certamente algumas dessas coisas. Tenho certeza de que desejam experimentar os produtos locais”, disse. 

A Chancelaria cubana saudou o anúncio nas redes sociais e saudou o anúncio oficial da visita:

Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do Reino Unido disse: “Isso faz parte do nosso foco de longo prazo em Cuba de compromisso e diálogo aberto e franco sobre as questões que nos dividem, como os direitos humanos, mas também o compromisso com o progresso nos temas que nos interessam”.

A rainha Elizabeth II, agora com 92 anos, não faz uma visita ao exterior desde 2015, o que significa que Charles e Camilla são os que realizam grande parte do trabalho das viagens pelo exterior.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895