Prefeito deposto de Istambul promete "revolução" democrática

Prefeito deposto de Istambul promete "revolução" democrática

Após recursos de Erdogran, oposição denuncia anulação de vitória como golpe

AFP

Erdogran alega "irregularidades em massa" em vitória de Imamoglu

publicidade

O prefeito de Istambul destituído de seu mandato, Ekrem Imamoglu, afirmou à AFP que vai fazer uma "revolução" democrática e vencer as eleições municipais convocadas após a polêmica anulação de sua vitória nas urnas. "O que estamos fazendo é travar um combate pela democracia, uma mobilização pela democracia. Isso vai se traduzir numa revolução uma vez que chegarmos ao seu fim", declarou Imamoglu em uma entrevista à AFP.

As autoridades eleitorais turcas anularam na segunda-feira o votação municipal de 31 de março vencida em Istambul por Imamoglu, depois de recursos apresentados pelo partido do presidente Recep Tayyip Erdogan denunciando "irregularidades em massa". A anulação foi denunciada pela oposição como um "golpe contra as urnas" e provocou preocupação entre os países ocidentais.

Ao tomar esta decisão, o Alto Comitê Eleitoral (YSK) infligiu "um golpe terrível à democracia na Turquia", lamentou Imamoglu, de 48 anos. "A eleição municipal em Istambul se tornou um combate pela democracia", afirmou, acrescentando que contava, em sua segunda campanha, "dar esperança a todo o mundo enviando ondas positivas e testemunhando o respeito". Em 31 de março, Imamoglu derrotou o candidato do partido AKP (conservador islâmico), o ex-primeiro-ministro Binali Yildirim, com 13.000 votos de diferença.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895