Premier da Holanda diz que distúrbios contra medidas anticovid são violência pura de idiotas

Premier da Holanda diz que distúrbios contra medidas anticovid são violência pura de idiotas

Mark Rutte analisa que descontentamento com prevenção contra o coronavírus não é justificativa para ataques

AFP

publicidade

Os distúrbios de protesto contra as medidas anticovid registrados na Holanda desde sexta-feira são um ato de "pura violência" por parte de "idiotas", afirmou nesta segunda-feira o primeiro-ministro Mark Rutte.

"O que observamos este fim de semana é pura violência", disse Rutte, antes de acrescentar que "nunca aceitaria que os idiotas" fossem violentos com a polícia "porque estão descontentes" com as restrições sanitárias.

No domingo, a polícia holandesa informou que 19 pessoas foram detidas, após uma segunda noite de protestos violentos contra as medidas anticovid.

Em Haia, vários policiais da tropa de choque investiram contra grupos de manifestantes que atiravam pedras e outros objetos nos agentes em um bairro popular. De acordo com um comunicado divulgado pela polícia da capital, foi usado um canhão d'água para apagar um incêndio de bicicletas em um movimentado cruzamento de ruas. No total, a polícia fez "19 detenções por insultos, entre outras coisas", acrescenta o texto.

Durante os confrontos, os policiais do Batalhão de Choque tiraram uma mulher de um carro, cujos ocupantes haviam gritado insultos contra as forças da ordem, e levaram-na para uma caminhonete, observou um jornalista da AFP.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895