Presidente da Colômbia garante cessar-fogo com as Farc até 31 de outubro

Presidente da Colômbia garante cessar-fogo com as Farc até 31 de outubro

Mandatário promete lutar até o fim do seu mandato para confirmar acordo com a guerrilha

AFP

Mandatário promete lutar até o fim do seu mandato para confirmar acordo com a guerrilha

publicidade

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, declarou nesta terça-feira que o cessar-fogo com as Farc vai até 31 de outubro, à espera de uma solução para o conflito com essa guerrilha após a rejeição ao pacto de paz no plebiscito. "Eu espero que possamos avançar para que possamos concretizar os acertos e os acordos que nos permitam pôr em marcha a solução para esse conflito", declarou Santos em pronunciamento transmitido pela televisão, da Casa de Nariño, sede da Presidência.

Depois de reconhecer a derrota em plebiscito da proposta de paz, o presidente garantiu que continuará buscando superar mais de meio século de guerra com a guerrilha marxista. "Não me renderei e continuarei buscando a paz até o último dia do meu mandato, porque esse é o caminho para deixar um país melhor para os nossos filhos", declarou Santos.

Já as Farc disseram que "lamentam profundamente que o poder destrutivo dos que semeiam ódio e rancor tenha influenciado a opinião da população colombiana", afirmou Timoleón Jiménez. Cerca de 34,9 milhões de colombianos foram convocados para se pronunciar sobre o pacto firmado em 26 de setembro passado entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo de Juan Manuel Santos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895