Presidente do Chipre diz que ministro das Finanças assume em "dias difíceis"

Presidente do Chipre diz que ministro das Finanças assume em "dias difíceis"

Michalis Sarris anunciou renúncia do cargo nessa terça-feira

AFP

Haris Georgiades é o novo ministro das Finanças do Chipre

publicidade

O novo ministro das Finanças do Chipre, Haris Georgiades, prestou juramento nesta quarta-feira um dia depois da renúncia de seu antecessor Michalis Sarris, afastado do governo por ter presidido em 2012 o banco Laiki, liquidado em março dentro do plano de resgate internacional do país concedido por credores internacionais.

O presidente Nicos Anastasiadis reiterou, durante a cerimônia de posse, que a ilha mediterrânea enfrenta "dias difíceis". "Este período vai requerer, em primeiro lugar, um trabalho coletivo; segundo, de coerência e disciplina fiscal, e todas as medidas contribuirão para reativar a economia o mais rápido possível", afirmou. "Não tenho nenhuma dúvida de que ele cumprirá sua tarefa da melhor maneira possível", declarou a Georgiades.

O governo instalou, na véspera, uma comissão encarregada de determinar as responsabilidades na crise bancária que derrubou a economia do país. Sarris explicou a demissão por sua condição de presidente, até agosto de 2012, do Laiki. O novo ministro das Finanças, Haris Georgiades, trabalhou no setor de turismo. Ele foi o porta-voz do partido conservador Disy do presidente Anastasiades de 2009 a 2013.

Uma nova ministra do Trabalho também prestou juramento nesta quarta-feira. Zeta Emilianidou, alta funcionária do ministério do Comércio, se converte assim na primeira mulher do governo de Anastasiadis.




Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895