Presidente do Equador vai se licenciar do cargo para concorrer à reeleição

Presidente do Equador vai se licenciar do cargo para concorrer à reeleição

Rafael Correa é apontado como líder das pesquisas sobre intenções de voto

Agência Brasil

Rafael Correa pretende disputar a reeleição no Equador

publicidade

O presidente do Equador, Rafael Correa, vai tirar licença do cargo a partir de 15 de janeiro de 2013 para disputar a reeleição em 17 de fevereiro. Segundo Correa, a licença será por apenas um mês para que tenha condições de se dedicar à campanha presidencial, sem causar prejuízos às atividades no governo. Interinamente assumirá o governo o vice-presidente Lenin Moreno.

"(Está em curso) um projeto histórico e revolucionário cujo objetivo não é só vencer a Presidência [da República], mas garantir uma maioria na Assembleia para não sofrer chantagem nem bloqueios [às propostas de interesse do país]”, disse o presidente.

Correa ressaltou que o Parlamento está paralisado há 14 meses devido à ausência de acordo em torno do Código Penal. Segundo ele, também há impasses envolvendo as propostas referentes à Lei de Comunicação. Ele negou a intenção de cercear a imprensa. "Vamos discutir com a maior seriedade e responsabilidade [a Lei de Comunicação]”, ressaltou.

"Nós vamos tomar a decisão com base em nossa responsabilidade e compromisso com o país. Com total responsabilidade", destacou o presidente.

Apontado como líder das pesquisas sobre intenções de voto, Correa enfrentará as urnas com o empresário Álvaro Noboa, o ex-presidente Abdala Bucaram, o empresário Guillermo Laso e Gustavo Larrea, ex-ministro de Governo do atual presidente da República. Há ainda outros candidatos que aparecem com menos força nas pesquisas de opinião.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895