Primeiro-ministro francês alerta para aumento de contágios e prevê dias "difíceis"

Primeiro-ministro francês alerta para aumento de contágios e prevê dias "difíceis"

Pandemia do novo coronavírus provocou 365 mortes nos hospitais franceses na quinta-feira

AFP

Dirigente francês afirmou que dias difíceis virão para a França

publicidade

O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, advertiu nesta sexta-feira para uma "onda extremamente importante" de contágios de Covid-19 que invade o país e prevê que a "situação será difícil nos próximos dias". "Estamos vivendo uma crise que vai durar, uma situação sanitária que não vai melhorar rapidamente. Teremos que aguardar", disse. A pandemia do novo coronavírus provocou 365 mortes nos hospitais franceses na quinta-feira. 

Philippe explicou que a "onda epidêmica que invade a França", que afetou primeiro o leste do país, está chegando à região de Paris e a outras áreas neste momento. "É uma onda extremamente alta e submete todo o sistema de saúde a uma enorme pressão", lamentou. Nesta sexta-feira, autoridades de saúde de Paris e sua região afirmaram que o aumento de casos é "vertiginoso" e que neste momento 1,3 mil pessoas precisam de respiradores nos hospitais desta área. "A onda chegou. Os números são vertiginosos", disse Aurélien Rousseau, diretor da Agência Regional de Saúde. 

O balanço da epidemia se agravou nas últimas horas na França. Entre as vítimas fatais, uma provocou um choque no país: uma adolescente de 16 anos, Julie A., que faleceu na região de Paris. Ela é a vítima fatal mais jovem do país devido ao novo coronavírus, que a princípio afeta especialmente pessoas de idade avançada e pessoas com doenças crônicas. A França registra 1.696 mortos por Covid-19, segundo o balanço oficial atualizado. Philippe anunciou que o governo deve divulgar no sábado mais detalhes sobre a estratégia do Executivo e a disponibilidade de equipamentos de saúde, sobretudo máscaras e exames de diagnóstico.

Como prevenir o contágio do novo coronavírus 

De acordo com recomendações do Ministério da Saúde, há pelo menos cinco medidas que ajudam na prevenção do contágio do novo coronavírus:

• lavar as mãos com água e sabão ou então usar álcool gel.

• cobrir o nariz e a boca ao espirrar ou tossir.

• evitar aglomerações se estiver doente.

• manter os ambientes bem ventilados.

• não compartilhar objetos pessoais.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895