Putin: Kissinger foi um "homem de Estado sábio e visionário"

Putin: Kissinger foi um "homem de Estado sábio e visionário"

Ex-secretário dos EUA morreu aos 100 anos

AFP

publicidade

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, homenageou nesta quinta-feira o ex-secretário de Estado americano Henry Kissinger, que morreu aos 100 anos, e o chamou de "homem de Estado sábio e visionário".

"O nome de Henry Kissinger está estreitamente ligado a uma política pragmática que permitiu acalmar tensões internacionais e propiciou acordos muito importantes entre Estados Unidos e União Soviética, que contribuíram para reforçar a segurança mundial", afirmou Putin, segundo um comunicado do Kremlin.

Kissinger foi responsável por aproximação com Moscou e Pequim na década de 1970, e também teve sua imagem manchada por capítulos sombrios da história dos Estados Unidos, como o apoio ao golpe de Estado no Chile em 1973, a invasão do Timor-Leste em 1975 e, acima de tudo, a Guerra do Vietnã.

Um diplomata tão ouvido quanto polêmico, gostava de compartilhar suas ideias com jornalistas e em conferências internacionais. Fascinando suas plateias com sua longevidade e vasta experiência, ele era considerado um sábio por alguns e detestado por outros, que o viam como um criminoso de guerra.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895