Putin não participará da cúpula dos Brics na África do Sul

Putin não participará da cúpula dos Brics na África do Sul

Presidente russo tem mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional

AFP

publicidade

O presidente russo, Vladimir Putin, não comparecerá à cúpula dos países dos Brics na África do Sul em agosto, informou nesta quarta-feira a presidência da nação africana, encerrando meses de especulações. A eventual visita de Putin tornou-se um tema controverso para a África do Sul, uma vez que o presidente russo é alvo de um mandado de prisão do Tribunal Penal Internacional (TPI) que o país africano deveria cumprir, se necessário, por reconhecer esse tribunal.

"Por acordo mútuo, o presidente Vladimir Putin da Federação Russa não participará da reunião de cúpula, mas a Federação Russa será representada pelo ministro das Relações Exteriores, o senhor (Sergei) Lavrov", disse Vincent Magwenya, porta-voz do presidente sul-africano Cyril Ramaphosa, em um comunicado.

A decisão foi tomada após inúmeras "consultas" realizadas por Ramaphosa nos últimos meses, a última delas "ontem à noite" (terça-feira à noite), disse Magwenya. A África do Sul exerce atualmente a presidência dos Brics, o grupo das cinco grandes potências emergentes (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Putin foi oficialmente convidado para a cúpula de chefes de Estado do grupo, marcada para 22 e 24 de agosto, em Johannesburgo, mas o governo sul-africano sofreu fortes pressões internas e externas para não receber o presidente russo.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895