Putin se diz "aberto a negociações" sobre acordo de exportação de grãos com Ucrânia

Putin se diz "aberto a negociações" sobre acordo de exportação de grãos com Ucrânia

Em julho passado, Putin se recusou a prorrogar o acordo

AE

publicidade

O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, tentou convencer o presidente russo, Vladimir Putin, nesta segunda-feira, 4, a reviver um acordo que permitia à Ucrânia exportar grãos e outras commodities a partir de três portos do Mar Negro, apesar da guerra com a Rússia. Antes do encontro, o presidente da Rússia disse que está "aberto a negociações sobre esse assunto".

Em julho passado, Putin se recusou a prorrogar o acordo, mediado pela Turquia e pela Organização das Nações Unidas (ONU) um ano antes e visto como vital para o abastecimento alimentar global, especialmente na África, no Médio Oriente e na Ásia.

Erdogan disse que o acordo de grãos foi o assunto das negociações de um dia inteiro entre os dois líderes no resort russo de Sochi, no Mar Negro, onde o presidente russo tem residência. "Acredito que a mensagem que daremos após a nossa reunião constituirá um passo importante para o mundo, especialmente para os países africanos subdesenvolvidos", disse Erdogan.

Analistas esperam negociações difíceis em Sochi. "A minha intuição é que Putin reconhece a influência que tem ao usar os alimentos como arma econômica e, portanto, lutará por tudo o que puder obter em termos de concessões na sua lista de desejos", disse Tim Benton, especialista em segurança alimentar do Grupo Chatham House. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895